segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O QUEIJO DO RABAÇAL

Hoje venho escrever sobre um queijo delicioso, que bem merece divulgação, como faço quando visito amigos e o levo como lembrança: o Queijo do Rabaçal.
O Queijo do Rabaçal é feito de leite de ovelha e de cabra. A Serra do Rabaçal dá-lhe o nome, por ser nas suas pastagens que os rebanhos se alimentam. Quando genuíno, distingue-se pelo travo especial que o tomilho (erva-de-Santa-Maria), abundante nesta serra, transmite ao leite.
O grande escritor Eça de Queirós, no romance A Cidade e as Serras, coloca o Queijo do Rabaçal no mesmo lote dos internacionalmente célebres Camemberts, Bries, Coulommiers...
Localmente, é produzido pelas queijeiras "A Flor da Serra", na Ramalheira, e "Licínia Neves", nas Cotas, aldeias pegadas a Quatro Lagoas.
Algumas pastoras produzem-no em casa, para consumo familiar e presentear as suas visitas, acompanhado com o vinho caseiro. E que o diga eu, tantas vezes mimado com deliciosos produtos, saídos das mãos desta gente simples, e que são o que de melhor tem Portugal, mas que o Terreiro do Paço, embriegado por uma urbanidade bacoca a rebentar pela cintura, teima em aniquilar...!
Curiosamente, a caminho das pastagens na serra, alguns rebanhos passam em frente à Casa das Eiras. Vista assim, bem merece a inclusão num Postal!

4 comentários:

  1. E como gosto de saborear o queijo do Rabaçal, com um bom vinho tinto e amigos por companhia.

    ResponderEliminar
  2. Sou de Aveiro e costumo ir várias vezes no ano ao Rabaçal comprar queijo...
    Costumo comprar o queijo a uma a habitante do rabaçal (de quem sou freguez a mais de 26 anos).
    Numca compro o queijo fora do Rabaçal porque como se diz e é bem verdade " o Queijo do Rabaçal tem uma fama afamada e a revalia dele vendem sa queiijos que nao valem nada" por isso a minha procupaçao em comprar sempre no Rabaçal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quantos sao comprados nas fabricas e vendidos como caseiros?.... dai o bom sabor qualidade
      e tradiçao

      Eliminar
  3. No comércio retalhista de alimentícios, na área de Lisboa, não se consegue comprar o queijo Rabaçal com o D. O. P. que é garantia de qualidade e pode ser fiscalizado.
    Encontra-se com facilidade uma imitação, SEM o sabor que conhecemos e COM O DESENHO NO ROTULO DE UMA VACA E UMA OVELHA, e referencias á aldeia e serra Sicó. É UMA VERDADEIRA VENDA DE GATO POR LEBRE, que muito prejudica a qualidade original com centenas de anos.

    ResponderEliminar