sábado, 2 de janeiro de 2010

O MURO DE BERLIM E OUTROS MUROS...

A QUEDA DO MURO DE BERLIM

Na sequência da Segunda Guerra Mundial, os países vencedores, Estados Unidos da América, Inglaterra, França e União Soviética, repartiram entre si a Alemanha, dividindo assim um país, um Povo. Em 13 de Agosto de 1961, a RDA (República Democrática Alemã) inicia a construção do muro. Daí à divisão do Planeta em Mundo Ocidental e Mundo Oriental, foi um passo... Surgiu a NATO, a ocidente, e o PACTO DE VARSÓVIA, a leste. A política do terror, a Guerra Fria... Em Novembro de 1989, deu-se início ao derrube do Muro de Berlim. A Mickail Gorvachev, último presidente da União Soviético, e à sua política de reformas, em boa parte se deve este histórico acontecimento,a democratização dos países de Leste e a consequente desagregação da União Soviética. Cabe também aqui uma merecida referência a Sua Santidade o Papa João Paulo II, natural da Polónia, que exerceu um pontificado de abertura ao mundo e apelo aos valores cristãos e universais.

OUTROS MUROS
EUA / MÉXICO - 3140 Km; ISRAEL / CISJORDÂNIA - 721 Km
ÍNDIA / BANGLADESH - 3200 Km; PAQUISTÃO / AFEGANISTÃO - 2400 Km
IRÃO / PAQUISTÃO - 700 Km: IRÃO / CURDISTÃO - 450 Km
BOTSUANA / ZIMBABUÉ - 480 Km
GRANDE MURALHA SUBTERRÂNEA NA CHINA - 5000 Km
E O MURO ENTRE RICOS E POBRES...
O maior! Não se sabe onde começa nem onde acaba. Cobre todo o Planeta... Por todos os países. Passa à minha, à tua, à porta de toda a gente: Cidadão comum, Juízes, Bispos, Cardeais, Papas, Primeiros-Ministros, Presidentes, Reis! Sabe-o TODA A GENTE!
Em cada hora mata milhares de seres humanos. À fome. À falta de cuidados médicos. Ao frio. Ao calor. Espoliados pelos países ricos e saqueados pelos seus governantes. Sabem-no muito bem os Governos e todas as Instituições Internacionais.Este Muro é a maior vergonha de todos nós!

2 comentários:

  1. O Muro de Berlim que poderia ter sido ícone de uma sociedade mais justa e solidária, não passou de uma ilusão de jovens sonhadores.

    ResponderEliminar
  2. Como seria interessante se os líderes ocidentais tivessem coragem para criticar os muros da vergonha que permitem que sejam construídos nos seus países.

    ResponderEliminar