quarta-feira, 31 de março de 2010

PAÇO DE SOUSA - FESTIVAL DA JUVENTUDE

O Festival da Juventude, levado a efeito naquele Julho de 1969, foi uma vivência marcante para todos quantos o tornámos uma admirável realidade.
Sem qualquer tipo de subsídios! - apenas a grande generosidade, a disponibilidade, o espírito fraterno que a todos nos animava, possibilitaram esse memorável feito!
Ali, entre o granítico silêncio do Mosteiro, os altíssimos plátanos debruçando seus ramos sobre o ribeiro onde apenas se moviam, indiferentes, os cisnes do Padre Arlindo...

Ali, sem rebeldia mas com muita determinação, fomos capazes de erguer no palco os nossos braços; de, nele, harmoniosamente, entusiasticamente, levantarmos A VOZ DE TODOS NÓS!
Foi belo e - nesse tempo... - muito corajoso da nossa parte. E de quem, enchendo por completo o recinto, nos aplaudiu e connosco confraternizou.
Como se, com a antecedência de 5 anos, estivéssemos anunciando o nosso consciente grito de Liberdade.

Aconteceu em Paço de Sousa, naquele Julho de 1969.
Geração interessantíssima aquela de que fizemos e fazemos parte!

Jograis


"Américo Tomás" e sua "Gertrudes",
convidados VIP



Grupo de jovens participantes
em foto para posteridade

3 comentários:

  1. A juventude é a idade de todos os sonhos e de muitas utopias. Se é verdade que muitos dos nossos sonhos naufragaram, outros chegaram a bom porto e os frutos conseguidos têm o terno sabor da realização pessoal.
    Quanto às utopias, as suas coordenadas continuam lavradas na alma de modo a nunca me tornar um homem à deriva ideológica.
    Olhando o passado sem nostalgias e com um sorriso malicioso, vivendo o presente com humor e decência, mantendo a esperança num futuro mais risonho para todos os explorados da terra e procuro dar o meu contributo para que a juventude de hoje seja melhor que a juventude que fomos.

    ResponderEliminar
  2. O Manuel António, comtinua sonhador em tempos melhores, quem dera que o seu sonho se realize, só que a nossa jeventude continua sonhando e chega ás nossas idades e o sonho nunca aparece. Eu sou mais péssimista nos tempos de hoje, e quem me dera estar enganado. Caro Santos Silva, eu estive cá em 69, dez meses, ainda ensaiei nossas festas de 1970, e nao me lembra desse festival, gostaria de ter assistido, e pela foto reconheço aí antigos companheiros nossos. Um abraço Américo

    ResponderEliminar
  3. Américo, o festival ocorreu em Julho e eu fui para a tropa em 21 de Outubro.
    Esse festival resultou de uma conversa entre o Sr. Padre Arlindo, ao tempo páraco de Paço de Sousa, e eu. Teve por finalidade obter fundos para a construção de um Centro Paroquial de apoio à população. Conversei em Casa com alguns dos nossos e convidei jovens da freguesia.
    A adesão foi formidável, como agradável ensaiá-los, sempre disponíveis para horários pós laborais.

    ResponderEliminar