quinta-feira, 1 de julho de 2010

QUATRO LAGOAS - Antiga rua principal, Capela de S. Domingos e Casa das Eiras.







A aldeia de QUATRO LAGOAS, ponto mais alto da Serra do Rabaçal, a 532 mts. de altitude, merece uma pausa por parte dos que visitam a serra.
A povoação beneficia da localização no início da suave encosta sul da serra, sendo banhada pelo sol durante todo o dia, o que lhe confere Outonos, Invernos e Primaveras suaves, e Verões bafejados pela brisa que do Oceano Atlântico lhe chega da quase vizinha Figueira da Foz (que do cimo da serra se avista, para lá dos arrozais do Mondego).

Além do carvalhal que se estente pelo planalto de Degracias a Pombalinho, passando por Quatro Lagoas (o maior da Península Ibérica), os seus campos são amenizados por seculares oliveiras, por nogueiras e figueiras. As suas gentes ocupam-se na pastorícia e agricultura de sequeiro e nas vinhas, que ultimamente vão ampliando e apurando em qualidade.
No Largo de São Domingos está a linda Capela de São Domingos. Tem festa e romaria no quarto Domingo de Agosto.
Nesta aldeia vêm sendo objecto de reabilitação algumas das suas antigas "casas de pedra caiadas", de que são exemplos a Casa das Eiras e a Casa do Tronco, entre outras, na que outrora foi a rua principal da aldeia. A Câmara Municipal de Soure vai correspondendo com a requalificação destes históricos arruamentos, dotando-os de calçada portuguesa e iluminação pública.
Pelas ruas passam os rebanhos para a serra e regressam ao fim do dia para a ordenha que dará
o excelente queijo Rabaçal.

Localização de Quatro Lagoas: Pertencendo à Freguesia de Pombalinho, Concelho de Soure, Quatro Lagoas é o ponto mais alto da serra do Rabaçal, no limite dos concelhos de Soure (18 km.), Condeixa (16 km.), Penela (8 km.) e Ansião (16 km). A 30 km de Coimbra, a 50 km de Leiria e 62 da Figueira da Foz; a 8 Km da N1 (IC2) e da A1; a 6 km do IC3 (Condeixa-Tomar).



Sem comentários:

Enviar um comentário