domingo, 7 de novembro de 2010

A MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA

Gostei de ler na Wikipédia o conceito de "Música clássica e música erudita".
Coloquei-me a interrogação por me lembrar de um programa em "Histórias da Música", de António Vitorino de Almeida.
Na abordagem ao assunto, o maestro optava por "Música Erudita" em detrimento de "Música Clássica". Já não me lembro da argumentação que utilizou, mas achei-a pertinente e tomei em consideração.
Ora eu, de música, gostando muito, nada sei.
Em dois anos, sob a batuta do maestro Gama Lobo, aprendi solfejo, passei os dedos pelas teclas dum órgão electrónico, mas queria era aprender a tocar viola.
Jovem ainda, estava então por Benguela e imaginava-me sentado no muro ao longo da linda Praia Morena, dando os acordes à "The Rhythm Boys", conjunto de Benguela muito solicitado, o melhor de Angola e (à época) quiçá de Portugal.
Amigo de carteira na Escola Comercial, tinha o privilégio de aceder aos ensaios. À medida que se empolgavam, também eu estendia o braço esquerdo e dedilhava na barriga, batendo o pé e abanando a cabeça.
Até que me decidi dedilhar as cordas em viola emprestada; nelas sulquei a cabeça dos dedos e parti três cordas... Resultado: meti a viola ao saco!

Sem comentários:

Enviar um comentário